sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Porque nossos antepassados deixaram a Russia? Why our ancestors left Russia?


A triste história do sofrimento e perseguição de nossos antepassados, descreve com precisão a saga  da comunidade judaica na vigência do Império Russo e nos permite compreender porque temos tanta dificuldade em encontrar documentos relacionados à época.
The sad story of the suffering and persecution of ours ancestors accuratelly describes the saga of the jewish community under the Russian Empire and allow us to understand why we have such difficulty finding documents related to the time.


  
        " Análise NEGATIVA e estudo de numerosos materiais de pogrom com seus números frios determinando o número de mortos, mutilados, estuprados, queimados, perturbados pela tristeza e horror, devastados, órfãos, etc. - um exame cuidadoso desses números surpreendentes revela um terrível abismo escancarado sofrimento humano e sofrimento.

De todas as linhas, de todas as figuras, as sombras ensangüentadas das torturadas vítimas da selvagem revolta da contra-revolução e do banditismo olham para nós. 
Já vimos o que a Ucrânia estava no meio de uma bacanália pogrom: todo o sul e sudoeste da Rússia, ou seja, foi a Ucrânia que queimou no fogo de numerosas frentes internas e externas, e embora a luta entre as partes regulares dos beligerantes se desenrolasse principalmente ao longo das linhas de ferrovias e hidrovias, ou seja, perto dos centros e pontos maiores, no entanto, um incêndio de pogrom espalhou-se gradualmente do centro para toda a periferia, porque em toda parte, mesmo nos cantos mais remotos e remotos, formaram-se gangues que completavam o que não era feito por unidades regulares Petliura ou Denikin. Então, por exemplo, uma gangueSokolovskyoperou na área de Radomysl, Zhytomyr, Uman, Squira e Cellars; Gangues verdes - na região de Tripol; Gangues Yatseyka - na região de Tarashchi; Gangues Struk - na região de Chernobyl: a gangue Volynets operada no distrito de Gaysinsky, a gangue dos Anjos - na região de Bakhmach; As gangues de Grigoryevsky se enfureceram no vasto território de Elisavetgrad-Cherkassy; As gangues de Makhnovsky percorreram as províncias de Poltava e Yekaterinoslav e também trabalharam na região de Gulyai-Pole-Aleksandrovsk e nas colônias judaicas; gangues de Galak e Semenyukdesenfreado na Bielorrússia, etc., e além dessas grandes gangues havia dúzias de pequenas gangues de gangues que subiam nos cantos mais remotos, onde só era possível lucrar com o bem judaico e se deleitar com o sangue e o sofrimento da vítima judia. 
        A população judaica era, assim, como se envolvida em um anel infernal, quase sem oportunidade de sair ou se esconder de uma morte feroz.
        Desarmado e desamparado, espremido por todos os lados pelo anel de ferro cada vez mais estreito do bloqueio dos gângsteres, esperava respeitosamente sua morte, sonhando apenas com a suprema felicidade, com a morte instantânea, sem humilhação e tortura .
        É compreensível que nenhuma força e nenhum nervo pudessem suportar uma permanência prolongada em condições tão infernais, e a população judaica aproveitou cada momento favorável, cada relaxamento temporário desse terrível bloqueio, para escapar de pogroms infeccionados até as grandes cidades mais próximas ou até a fronteira romena, onde proteção e salvação pareciam ser.
        O êxodo em massa de cidades inteiras e cidades era um fenômeno doméstico naquela época . Houve casos em que milhares de massas judaicas, por exemplo, de Tetiev, de Radomysl, fugiram em pânico, sem direção e propósito, guiadas exclusivamente pelo instinto de autopreservação.
        A situação destes milhares de refugiados era verdadeiramente trágica: esfarrapada, descalça, exausta e doente, privada dos mais necessários,impiedosamente jogados no turbilhão da pobreza, fome e doenças , eles se acumularam nas grandes cidades e nas cidades fronteiriças, chafurdando nas estações de trem, sinagogas, celeiros e simplesmente em uma ponte ao ar livre , formando focos assustadores de infecção e morte por toda parte.
        Várias dezenas de milhares de pessoas completamente arruinadas se reuniram na fronteira da Romênia, que escapou do que foi e foi submetido a intimidações selvagens pelo guarda de fronteira romeno, que não os deixou passar pela fronteira.
        As áreas mais florescentes e povoadas teriam sido transformadas em desertos . As cidades e aldeias judias pareciam cemitérios sombrios: casas foram queimadas e destruídas, as ruas estão mortas e desertas. Um sopro de morte corre de todos os cantos. Vários assentamentos judaicos, como Volodarka, Boguslav, Borshchagovka, Znamenka, Fastov, Tefiopol, Kutuzovka e outros, foram queimados até o chão e representam uma pilha de ruínas.
        A destruição dos assentamentos judaicos era de natureza tão bárbara que, no futuro próximo, qualquer possibilidade de sua restauração foi descartada. Centenas de aldeias na área do antigo pálido de liquidação antes devastada que mesmo após a consolidação definitiva do poder soviético e o estabelecimento de uma garantia absoluta de segurança população judaica a fugir não tem nenhuma possibilidade física para retornar às suas cinzas velhas sangrentas .
        Nas antigas regiões da indústria altamente desenvolvida, após os pogroms, o artesanato e o artesanato congelaram completamente., que estava principalmente nas mãos dos judeus, que, juntamente com suas propriedades, também perderam seus estoques e todos os implementos de produção .
        Os Pogroms destruiram dezenas, centenas, milhares de pequenas fazendas, casas, lojas, empresas de artesanato, fábricas e plantas, colônias agrícolas e outros. Dezenas de milhares de pessoas foram transformados de pessoas comuns que executam certas funções econômicas , os refugiados, ou seja, em pessoas forçadas a se amontoar em dormitórios, receber assistência em instituições de caridade e, na maioria, privadas da oportunidade de trabalhar em seu campo e em sua especialidade.
        Assim, cerca de metade da população urbana da Ucrânia e da Bielorrússia (toda a parte judaica) foi completamente incapacitada pela vida econômica, que certamente teve conseqüências muito sérias em escala nacional . Isso é fortemente sentido no total de recursos materiais da União das Repúblicas e continuará a influenciar por um longo tempo como um fator negativo atrasando o "elo" da cidade com a aldeia, que até o pleno desenvolvimento da indústria estatal de fábrica certamente necessitará dos produtos de um artesão e artesão judeu.
        Quais são os verdadeiros resultados concretos desta grande catástrofe que se abateu sobre as massas judaicas da Ucrânia e da Bielorrússia?
        Infelizmente, não há dados exatos, completamente abrangentes, e não poderia ser, porque no auge da epidemia de pogrom era difícil lidar com as estatísticas. Não há dúvida de que, além das dezenas de milhares de mortes nas cidades e vilas, havia muito faltando enquanto vagando por florestas, pântanos e campos em busca de refúgio da perseguição de bandidos.
        O número daqueles que foram jogados fora dos trens em movimento , o número de pessoas afundadas nos rios, o número de pessoas queimadas e o número de mortos e enterrados pelos próprios bandidos não foi completamente estabelecido .
        Sob tais condições, o número de mortes na Ucrânia e na Bielorrússia durante o período de 1917 a 1921. inclusive varia entre 180-200 mil pessoas.
        Isso ainda não inclui um número significativo de pessoas que morreram subseqüentemente de feridas incuráveis, de doenças sexualmente transmissíveis graves, de cólera, febre tifóide e outras doenças epidêmicas que grassavam entre os refugiados. Já uma figura de órfãos, excedendo 300.000, indica o tamanho enorme do desastre. Se levarmos em conta que o número total de feridos financeiramente chega a 700.000 pessoas, e a quantidade de perdas chega a muitos bilhões de rublos de ouro , então os resultados gerais do épico de pogrom surgem diante de nós em toda a sua imponente grandeza.
        O horror de tudo o que é experimentado é agravado pelo fato de que todo esse pesadelo sangrento aconteceu diante dos olhos da Europa burguesa, diante dos representantes oficiais da Ententeque durante a guerra civil estavam na Ucrânia sob os governos Petlyura e Denikin e através de organizações públicas estavam bem cientes da situação real ...
O destino de milhares e milhares de condenados dependia destes emissários da Entente e seus governos , mas eles não fizeram nada para para suspender a espada do assassino trazida sobre a população judaica. A crueldade e a hipocrisia do mundo burguês moribundo manifestaram-se no fato de que, em busca da restauração de suas posições destruídas pela revolução, o capital internacional sancionou tacitamente esse terrível sacrifício. A burguesia internacional tentou ajudar a contra-revolução russa e ucraniana abrir o caminho para a restauração através das montanhas de cadáveres judeus e através de rios de sangue judaico , e esta é sua indelével culpa pela história e pelos trabalhadores de toda a humanidade.

Z. Ostrovsky.

        Moscou, março de 1924 "



Nenhum comentário:

Postar um comentário