A triste história do sofrimento e perseguição de nossos antepassados, descreve com precisão a saga da comunidade judaica na vigência do Império Russo e nos permite compreender porque temos tanta dificuldade em encontrar documentos relacionados à época.
The sad story of the suffering and persecution of ours ancestors accuratelly describes the saga of the jewish community under the Russian Empire and allow us to understand why we have such difficulty finding documents related to the time.
" Análise NEGATIVA e estudo de numerosos materiais de
pogrom com seus números frios determinando o número de mortos, mutilados,
estuprados, queimados, perturbados pela tristeza e horror, devastados, órfãos,
etc. - um exame cuidadoso desses números surpreendentes revela um terrível
abismo escancarado sofrimento humano e sofrimento.
De todas as linhas, de todas as figuras, as sombras
ensangüentadas das torturadas vítimas da selvagem revolta da contra-revolução e
do banditismo olham para nós.
Já vimos o que a Ucrânia estava
no meio de uma bacanália pogrom: todo o sul e sudoeste da Rússia, ou
seja, foi a Ucrânia que queimou no fogo de numerosas frentes
internas e externas, e embora a luta entre as partes regulares dos beligerantes
se desenrolasse principalmente ao longo das linhas de ferrovias e hidrovias, ou
seja, perto dos centros e pontos maiores, no entanto, um incêndio de
pogrom espalhou-se gradualmente do centro para toda a periferia, porque em toda
parte, mesmo nos cantos mais remotos e remotos, formaram-se gangues que
completavam o que não era feito por unidades regulares Petliura ou
Denikin. Então, por exemplo, uma gangueSokolovskyoperou na área de
Radomysl, Zhytomyr, Uman, Squira e Cellars; Gangues verdes - na
região de Tripol; Gangues Yatseyka - na região de
Tarashchi; Gangues Struk - na região de Chernobyl: a gangue Volynets operada
no distrito de Gaysinsky, a gangue dos Anjos - na região de
Bakhmach; As gangues de Grigoryevsky se enfureceram no vasto
território de Elisavetgrad-Cherkassy; As gangues de Makhnovsky percorreram
as províncias de Poltava e Yekaterinoslav e também trabalharam na região de
Gulyai-Pole-Aleksandrovsk e nas colônias judaicas; gangues de Galak e Semenyukdesenfreado
na Bielorrússia, etc., e além dessas grandes gangues havia dúzias de pequenas
gangues de gangues que subiam nos cantos mais remotos, onde só era possível
lucrar com o bem judaico e se deleitar com o sangue e o sofrimento da vítima
judia.
A população judaica era, assim,
como se envolvida em um anel infernal, quase sem oportunidade de sair ou se
esconder de uma morte feroz.
Desarmado e desamparado,
espremido por todos os lados pelo anel de ferro cada vez mais estreito do
bloqueio dos gângsteres, esperava respeitosamente sua morte, sonhando
apenas com a suprema felicidade, com a morte instantânea, sem humilhação e tortura .
É compreensível que nenhuma
força e nenhum nervo pudessem suportar uma permanência prolongada em condições
tão infernais, e a população judaica aproveitou cada momento favorável, cada
relaxamento temporário desse terrível bloqueio, para escapar de pogroms
infeccionados até as grandes cidades mais próximas ou até a fronteira romena,
onde proteção e salvação pareciam ser.
O êxodo em massa de cidades
inteiras e cidades era um fenômeno doméstico naquela época . Houve
casos em que milhares de massas judaicas, por exemplo, de Tetiev, de Radomysl,
fugiram em pânico, sem direção e propósito, guiadas exclusivamente pelo
instinto de autopreservação.
A situação destes milhares de
refugiados era verdadeiramente trágica: esfarrapada, descalça, exausta e
doente, privada dos mais necessários,impiedosamente jogados no turbilhão da
pobreza, fome e doenças , eles se acumularam nas grandes cidades e nas
cidades fronteiriças, chafurdando nas estações de trem, sinagogas,
celeiros e simplesmente em uma ponte ao ar livre , formando focos
assustadores de infecção e morte por toda parte.
Várias dezenas de milhares de
pessoas completamente arruinadas se reuniram na fronteira da Romênia, que
escapou do que foi e foi submetido a intimidações selvagens pelo guarda de
fronteira romeno, que não os deixou passar pela fronteira.
As áreas mais florescentes e
povoadas teriam sido transformadas em desertos . As cidades e aldeias
judias pareciam cemitérios sombrios: casas foram queimadas e destruídas, as
ruas estão mortas e desertas. Um sopro de morte corre de todos os
cantos. Vários assentamentos judaicos, como Volodarka, Boguslav,
Borshchagovka, Znamenka, Fastov, Tefiopol, Kutuzovka e outros, foram
queimados até o chão e representam uma pilha de ruínas.
A destruição dos assentamentos
judaicos era de natureza tão bárbara que, no futuro próximo, qualquer
possibilidade de sua restauração foi descartada. Centenas de aldeias na
área do antigo pálido de liquidação antes devastada que mesmo após a
consolidação definitiva do poder soviético e o estabelecimento de uma garantia
absoluta de segurança população judaica a fugir não tem nenhuma
possibilidade física para retornar às suas cinzas velhas sangrentas .
Nas antigas regiões da indústria
altamente desenvolvida, após os pogroms, o artesanato e o artesanato
congelaram completamente., que estava principalmente nas mãos dos judeus, que,
juntamente com suas propriedades, também perderam seus estoques e todos os
implementos de produção .
Os Pogroms destruiram dezenas,
centenas, milhares de pequenas fazendas, casas, lojas, empresas de artesanato,
fábricas e plantas, colônias agrícolas e outros. Dezenas de milhares de
pessoas foram transformados de pessoas comuns que executam certas funções econômicas ,
os refugiados, ou seja, em pessoas forçadas a se amontoar em dormitórios,
receber assistência em instituições de caridade e, na maioria, privadas da
oportunidade de trabalhar em seu campo e em sua especialidade.
Assim, cerca de metade da
população urbana da Ucrânia e da Bielorrússia (toda a parte judaica) foi
completamente incapacitada pela vida econômica, que certamente teve
conseqüências muito sérias em escala nacional . Isso é fortemente
sentido no total de recursos materiais da União das Repúblicas e continuará a
influenciar por um longo tempo como um fator negativo atrasando o
"elo" da cidade com a aldeia, que até o pleno desenvolvimento da
indústria estatal de fábrica certamente necessitará dos produtos de um artesão
e artesão judeu.
Quais são os verdadeiros
resultados concretos desta grande catástrofe que se abateu sobre as massas
judaicas da Ucrânia e da Bielorrússia?
Infelizmente, não há dados
exatos, completamente abrangentes, e não poderia ser, porque no auge da
epidemia de pogrom era difícil lidar com as estatísticas. Não há dúvida de
que, além das dezenas de milhares de mortes nas cidades e vilas, havia muito faltando enquanto
vagando por florestas, pântanos e campos em busca de refúgio da perseguição de
bandidos.
O número daqueles que
foram jogados fora dos trens em movimento , o número de pessoas afundadas nos
rios, o número de pessoas queimadas e o número de mortos e enterrados
pelos próprios bandidos não foi completamente
estabelecido .
Sob tais condições, o número
de mortes na Ucrânia e na Bielorrússia durante o período de 1917 a 1921. inclusive
varia entre 180-200 mil pessoas.
Isso ainda não inclui um número
significativo de pessoas que morreram subseqüentemente de feridas incuráveis,
de doenças sexualmente transmissíveis graves, de cólera, febre tifóide e outras
doenças epidêmicas que grassavam entre os refugiados. Já uma figura de
órfãos, excedendo 300.000, indica o tamanho enorme do desastre. Se
levarmos em conta que o número total de feridos financeiramente chega a 700.000
pessoas, e a quantidade de perdas chega a muitos bilhões de rublos de ouro ,
então os resultados gerais do épico de pogrom surgem diante de nós em toda a
sua imponente grandeza.
O horror de tudo o que é
experimentado é agravado pelo fato de que todo esse pesadelo sangrento
aconteceu diante dos olhos da Europa burguesa, diante dos representantes
oficiais da Ententeque durante a guerra civil estavam na Ucrânia sob os
governos Petlyura e Denikin e através de organizações públicas estavam bem
cientes da situação real ...
O destino de milhares e milhares
de condenados dependia destes emissários da Entente e seus governos , mas
eles não fizeram nada para para suspender a espada do assassino trazida sobre a
população judaica. A crueldade e a hipocrisia do mundo burguês moribundo
manifestaram-se no fato de que, em busca da restauração de suas posições
destruídas pela revolução, o capital internacional sancionou tacitamente esse
terrível sacrifício. A burguesia internacional tentou ajudar a
contra-revolução russa e ucraniana abrir o caminho para a restauração através
das montanhas de cadáveres judeus e através de rios de sangue judaico , e
esta é sua indelével culpa pela história e pelos trabalhadores de toda a
humanidade.
Z. Ostrovsky.
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